O nosso mundo

Notícias

Projetos

Envolva-se

Apoios e parcerias

Contactos
Mundos de Papel associa-se ao movimento GIVING TUESDAY PT
A Mundos de Papel associa-se ao movimento Giving Tuesday PT, e desenvolve uma campanha que tem por objetivo angariar fundos para o projeto Gira no Bairro – Uma Esquadra Aberta à Comunidade.

Uma Esquadra de Causas - educação e inclusão de crianças e jovens: continuar este projeto inovador depende da sua ajuda!

A Mundos de Papel (MdP) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) promovem, em parceria e desde o início do ano, em Oeiras, um projeto piloto e inovador, que vem responder a uma necessidade sentida por muitos: utilizando uma abordagem de proximidade e uma intervenção concertada, estreitar relações entre a PSP e a comunidade, nomeadamente com as crianças e jovens provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos. Esta perspectiva é pioneira, pois desenvolve-se dentro da própria esquadra da polícia e integra na equipa, agentes da PSP que diariamente participam nas atividades do projeto, interagindo com os jovens.

O projeto tem contribuído para uma real desmistificação de preconceitos, manter a segurança, prevenir comportamentos de risco ou desviantes, fortalecer competências pessoais e sociais, e de uma forma geral, educar para o direito e cidadania. Se no primeiro dia do projeto 3 jovens entraram a custo e desconfiados, para a sala de atividades na esquadra, ao fim de 6 meses, 10 entram a correr e desafiam os agentes para um duelo na playstation ou ping-pong.

O projeto, que em 6 meses já desenvolveu mais de 250 atividades (dentro e fora da esquadra), envolveu mais de 65 jovens, 25 agentes da PSP, dezenas de famílias, comunidade local e vários parceiros (Centro Educativo Padre António Oliveira, entre outros), corre o risco de fechar no final do ano. Só em meados do próximo ano se prevê apoio financeiro por parte da autarquia local e outros financiamentos, razão pela qual precisamos com urgência de apoio para os quatro primeiros meses do ano. Precisamos de 25.000€ para garantir esta resposta.

A equipa é multidisciplinar e conta com uma psicóloga e arte-terapeuta, uma socióloga e dois agentes da PSP afetos ao projeto, todos a tempo inteiro.

Pela continuidade de um projeto altamente inovador, pela possibilidade e interesse na sua replicação a outras esquadras do país, ajude-nos a continuar.

Contribua para que se construam pontes cada vez mais consistentes entre as forças de segurança e a comunidade!

Mundos de Papel Associação, novembro 2019